segunda-feira, 5 de abril de 2010

Odontopediatria I

O odontopediatra é o “pediatra” da Odontologia. Ele cuida da saúde bucal de crianças e adolescentes, incluindo os que necessitam de cuidados especiais. Orienta também as gestantes (Pré-natal Odontológico). Além do conhecimento odontológico necessário, faz aproximadamente mais 2 anos de especialização ou pós–graduação com ênfase em psicologia infantil, crescimento e desenvolvimento.
O objetivo principal de um odontopediatra é a promoção de saúde bucal e por isso pode ajudar seus pacientes a entender o que causa as doenças bucais e como preveni-las. Com seu treinamento especial, pode frequentemente detectar os sinais precoces de problemas no desenvolvimento e recomendar uma ação corretiva apropriada. Por exemplo: muitos problemas ortodônticos, quando diagnosticados cedo, podem ser prevenidos com o uso de um aparelho mais simplificado e que requer menor tempo de tratamento. Cada paciente deve ser tratado em sua integralidade, levando-se em consideração seus hábitos, sua rotina diária e de sua família. Para escolher um odontopediatra ou um clínico geral, procure-o com antecedência, antes de precisar de algum tratamento. Desta forma, poderá fazer uma boa escolha. Faça inicialmente uma visita, conheça o consultório e suas dependências e finalmente o próprio dentista. Converse, diga suas pretensões quanto ao tratamento. Conhecendo o profissional em uma consulta que não seja de emergência, o paciente se sente mais seguro para o tratamento e reduz a ansiedade tão comum à maioria das pessoas.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Páscoa


Sua proposta de vida não foi atendida por muitos. Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor. Houve dor, angústia e escuridão. Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.
A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição. Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor. Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz. Ressurreição dos sonhos, das lembranças.
E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa. Cristo morreu, mas ressuscitou.
E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que este seja o verdadeiro sentido da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.


Feliz Páscoa!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Consultório

Escovódromo



Sala de Espera




Consultório Azul




Consultório Verde




quarta-feira, 17 de março de 2010

CLAREAMENTO DENTAL

A COR DA VAIDADE

Todos buscam a “fonte da juventude”. E ter dentes claros é um dos caminhos!
O clareamento dental também é cada vez mais solicitado nos consultórios por conta da mídia, que nos impõe este novo padrão de beleza.
Principais dúvidas que surgem:

1- Por que os dentes mudam de cor?
O próprio envelhecimento já provoca um amarelamento. Mas alguns fatores podem colaborar:
-Fatores externos: alimentos com pigmentos (chocolate, café,vinho tinto, coca-cola), fumo, escovação ineficaz...
-Fatores internos: manchamento por tetraciclina, hipoplasia, traumatismo, tratamento de canal, fluorose.

2- Todos podem fazer clareamento?
Não.

3- Para quem ele é contra-indicado?
-Crianças
-Mulheres grávidas ou amamentando.
-Pacientes com hipersensibilidade dentinária e/ou recessão gengival
-Pacientes especiais
-Pacientes com lesões em gengiva e mucosa bucal, histórico de lesões malignas
-Pacientes com dentes muito restaurados (restaurações não mudam de cor!).

4- A partir de que idade pode-se fazer o tratamento?
O mais recomendável é após os 15 anos.

5- O clareamento pode ser feito sem orientação do dentista? Com produtos comprados pelo próprio paciente?
De maneira alguma! Ele precisa passar por um rigoroso exame de todas as estruturas bucais, não só dos dentes. E só o cirurgião-dentista está apto a fazê-lo.

6- Como é feito o tratamento?
Basicamente, com um gel. Aplicado no consultório pelo dentista ou em casa pelo próprio paciente, seguindo a orientação do profissional.

7- Qual a diferença?
-O de consultório é feito com um gel mais forte. Tem um resultado mais rápido, porém menos duradouro, podendo causar alguma sensibilidade. O gel pode ser ativado ou não por uma luz ou LASER.
-O de casa é feito pelo próprio paciente, com uma moldeira confeccionada especialmente para a sua arcada, com o gel indicado. É usada à noite ou duas vezes ao dia por um tempo mais curto.

8- Qual o melhor?
Se a necessidade é clarear rapidamente os dentes para participar de algum evento, opta-se pelo tratamento do consultório.
Mas se não existe essa urgência, opta-se pelo clareamento da moldeira. O resultado será mais duradouro, com muito menos chances ou nenhum tipo de sensibilidade.

9-O dente clareado fica enfraquecido?
Não. O gel penetra no esmalte e através de reações, remove os pigmentos causadores das manchas, sem danificá-lo.

10-Os dentes podem escurecer novamente?
Nunca como antes. Após uns 2 anos pode haver a necessidade de manutenção, caso o paciente deseje.

11-A mídia divulgou que o clareamento poderia potencializar o aparecimento do câncer. Verdade?
Não. A FDA (Food and Drug Administration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos até em cremes dentais. Portanto não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.


O ROSTO É A PARTE MAIS EXPOSTA DO CORPO. E A BOCA, A CARACTERÍSTICA MAIS PROEMINENTE. POR ISSO, ESTÉTICA E SORRISO ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O BLOG está em construção. Brevemente postarei textos interessantes para meus pacientes e amigos.