- APARELHOS ORTODÔNTICOS e ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES -
Frequentemente, ouvimos falar que alguma criança já está usando um aparelho e que outra deve aguardar a troca dos dentes de leite pelos permanentes.
- Então, o que é recomendado?
Existem vários tipos de MALOCLUSÔES, ou seja, mau posicionamento dos dentes, que devem ser corrigidas o mais cedo possível.
Alguns exemplos: MORDIDA ABERTA ANTERIOR, ocasionada pelo hábito de chupar dedo ou chupeta
ARCADA SUPEROR ESTREITA (atresia maxilar) com palato profundo, encontrada em pacientes com respiração predominantemente bucal
MORDIDA CRUZADA POSTERIOR comum também aos respiradores bucais e a alguns pacientes que têm o hábito de dormir com a mão embaixo do travesseiro
- Por que tratar tão cedo?
Estas maloclusões envolvem não somente os dentes, mas principalmente a parte óssea da arcada. Se deixarmos esta condição óssea evoluir sem tratamento, futuramente, podem ser necessárias desde extrações de dentes permanentes até cirurgias ortognáticas. Com a intervenção precoce, estes recursos não ficam descartados, mas a chance de termos de lançar mão deles será mínima.
- Como será o tratamento?
Para os pacientes com pouca idade, ou seja, que ainda possuem dentes de leite, o tratamento é feito com ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES. Apesar do nome ser desconhecIdo pela maioria das pessoas, é o tratamento com “aparelhos móveis”. Eles corrigem o mau posicionamento dos dentes, ao mesmo tempo que utilizam-se do potencial de crescimento dos ossos da face para corrigir certos desvios.
Para os pacientes adultos ou crianças que já tenham terminando de fazer as trocas dos dentes de leite pelos dentes permanentes, o ideal é a ORTODONTIA, a qual poderá corrigir a maloclusão e conseqüentemente um perfeito alinhamento dentário através do uso de aparelhos fixos.