quinta-feira, 3 de março de 2011

Ortodontia X Ortopedia Funcional dos Maxilares

- Esclarecendo Dúvidas -


- DEFINIÇÃO:
Ortodontia: especialidade da Odontologia que se destina a corrigir maus posicionamentos dentários como apinhamentos ou dentes desnivelados.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM): outra especialidade odontológica que só recentemente foi reconhecida pelo Conselho Regional de Odontologia. Anteriormente, era vinculada à Ortodontia. Também visa o correto posicionamento dos dentes, entretanto, utiliza-se do potencial de crescimento dos ossos da face, corrigindo a tempo certos desvios que poderiam levar a uma oclusão fora dos padrões de normalidade.
A grosso modo, a idéia que os pacientes possuem é de que uma trabalha com aparelhos fixos e outra com móveis. E, basicamente, é assim!

- QUANDO TRATAR:
Por trabalhar com o crescimento ósseo, a Ortopedia Funcional dos Maxilares, deve ser empregada principalmente no tratamento de crianças
. E a Ortodontia preferencialmete na dentição permanente. Não há nenhuma restrição em relação à idade.

- PREVENÇÃO:
A prevenção para as desordens dentárias deve ser feita desde bebê:

1. Amamentação exclusiva no peito pelo menos até os 6 meses, tentando-se ao máximo evitar o uso de bicos de mamadeiras, inclusive após os 6 meses;
2. Evitar o uso de chupetas. Quando não for possível, não ultrapassar 1 ano e ½ de idade;
3. Não chupar dedo;
4. Incentivar a ingestão de alimentos mais duros e fibrosos.


Independente da idade a criança, deve ser observada sua respiração. Devido ao alto índice de doenças respiratórias, principalmente decorrentes de processos alérgicos, um número muito grande de crianças faz RESPIRAÇÂO BUCAL. Esta deve sempre ser evitada pois provoca uma série de alterações na saúde em geral. Principalmente no crescimento facial, cujos resultados na boca podem ser facilmente observados: um palato (céu da boca) estreito e conseqüentemente arcadas também estreitas, nas quais os dentes não se alinham corretamente.

Caso toda essa prevenção inicial não tenha sido feita ou não se tenha obtido sucesso, já que há também o fator genético, deve-se intervir com Ortopedia Funcional dos Maxilares para aproveitar o crescimento. O osso é o tecido mais plástico que existe no corpo humano, ou seja, ele aceita ser moldado. Para isso, basta seguir uma regra simples de Ortopedia Facial: onde se movimenta, cresce, onde não se movimenta, ocorre atrofia. Assim, evitam-se que muitos casos sejam tratados com Ortodontia, inclusive casos onde a extração de dentes permanentes seria indicada para a obtenção de espaço.

Ou seja, nesta filosofia, busca-se fazer um tratamento preventivo e não corrretivo, para que tenhamos como resultado um paciente com oclusão funcional e estética, gerando aumento de sua auto-estima e qualidade de vida.